As leveduras são organismos unicelulares que consomem os açúcares presentes no mosto e os transformam em novas células, etanol, gás carbônico e compostos químicos que influenciam no aroma e no sabor da bebida, além de contribuírem para a excelência do produto.
Dentre os insumos necessários para a fabricação cervejeira, as leveduras são de extrema importância para o processo e uma boa gestão desse insumo pode trazer grandes reduções de custo e uma maior padronização do produto. Ainda, ter mais conhecimento acerca desse insumo permite à cervejaria inovar em suas fermentações e ter um produto de assinatura única.
Na próxima quinta-feira, dia 04/05, receberemos a Bianca Telini para um bate papo sobre gestão de fermentos para microcervejarias, trazendo tópicos como tipos de cepa de levedura, blends de fermento e pilares de uma boa fermentação. A entrada é gratuita para todos associados e o encontro ocorrerá na AL Capone Cervejaria - Tv. São José, 515 – Navegantes, Porto Alegre.
Bianca Telini é biotecnologista pela UFRGS e tem mestrado em biologia celular e molecular pela mesma instituição. Tecnóloga cervejeira, sommelière e mestre em estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB), trabalha com cerveja desde 2015. Atualmente é responsável pelo controle de qualidade microbiológico da Cervejaria Tupiniquim e sócia-fundadora da empresa de consultoria para cervejarias, a Clado. Foi a única brasileira classificada para o campeonato mundial de sommelier de cervejas, que aconteceu na Alemanha em setembro desse ano e alcançou a 36° posição do ranking mundial.
Não deixe de participar! Garanta sua vaga no link abaixo ou pelo whatsapp 51 99965.4302.
Comentários